7 MANEIRAS DE CONTROLAR SEU SMARTPHONE ANTES QUE ELE CONTROLE VOCÊ

Uma máquina pequena que cabe na palma de nossas mãos. Entretanto, sua capacidade vai além de sua forma frágil. Com nossos smartphones podemos dar a volta ao mundo, saber de fatos instantaneamente, divulgar nossas ideias aos quatro cantos e fazer amigos “invisíveis”.


Esses celulares inteligentes foram idealizados na década de 1980, entretanto, foi somente nos anos 2000 que esses aparelhos começaram a tomar conta do mercado. E desde seu lançamento até os dias de hoje o avanço da tecnologia permitiu que os smartphones ficassem cada vez mais inteligentes, com centenas de funções.


Quem nasceu depois de 2007 talvez não consiga imaginar sua vida sem um telefone inteligente, pois exatamente neste ano a Apple lançou o iPhone e a Google em 2008 o Sistema Android, que popularizaram esses aparelhos. Essas maquininhas tão potentes têm facilitado bastante a vida, com ela podemos fazer compras, acessar nossa conta bancária, assistir aulas, trabalhar, nos divertir... e por aí vai, essa lista parece ser infinita.


Mas, apesar dos benefícios inegáveis que essa nova tecnologia nos trouxe, os malefícios também são visíveis e estão piscando em verde neon, só não vê quem não quer. Nossas relações pessoais estão sendo trocadas por virtuais, passamos mais tempo em frente a telinha que interagindo com outros semelhantes a nós.


Maridos e esposas, pais e filhos que não se falam mais. “Amigos” que nunca vimos ou abraçamos. Nem comer sabemos mais, porque a tela na hora da refeição nos tira a capacidade de sentir saciedade,podendo aumentar em até 20% o consumo calórico1. Os grandes nomes da tecnologia - Bill Gates e Steve Jobs - declararam limitar o acesso e uso da tecnologia aos seus filhos.


Nós não utilizamos celulares à mesa, durante as refeições. Também não compramos celulares para eles antes dos 14 anos” (Bill Gates)

(

 

2.


Não quero dizer aqui que devemos considerar nossos smartphones e o mundo digital grandes vilões, mas precisamos refletir o impacto que eles têm causado em nossas vidas. Você pode sim se apropriar dessa tecnologia para trabalhar, estudar e se divertir, mas tudo de maneira planejada e controlada.


Segundo uma pesquisa feita pelo site We are social, os brasileiros passam em média 3 horas e meia por dia em redes sociais, sendo o terceiro no ranking mundial3, tempo esse que perdemos a oportunidade de nos relacionar de verdade. Nosso dia tem apenas 24 horas, e precisamos de tempo para falar com Deus (oração e leitura da Bíblia), dormir, nos alimentar, produzir, nos relacionar, descansar e nos divertir.


Se passamos cerca de 15% do nosso tempo rolando telas aleatórias em redes sociais, de maneira não planejada e improdutiva, estamos tirando esse tempo de alguma outra atividade que precisamos fazer, e isso nos trará grandes prejuízos.


O sábio Salomão já nos disse certa vez: “Para todas as realizações há um momento certo, existe sempre um tempo apropriado para todo propósito debaixo do céu”4. Se você, como eu, sabe da importância do smartphone em sua vida, mas não quer deixar que ele controle você e seus hábitos veja essas sete dicas de ouro:


1) Separe horários durante seu dia para que você acesse as redes sociais, até mesmo os aplicativos de troca de mensagens, pois eles roubam boa parte do nosso tempo. Eles fazem com que tudo pareça muito urgente e inadiável, e nem sempre é.


2) Não use nenhum tipo de tela por pelo menos 1 hora antes de dormir, isso vai ajudar seu cérebro a se desconectar e você terá um sono muito melhor.

3) Não use telefones na hora das refeições, esse tempo é para que você possa degustar da sua deliciosa comida, sentir os sabores e cheiros, e por que não, aproveitar esse momento para conversar em família!


4) Deixe sua tela inicial mais limpa. Na maioria das vezes abrimos um aplicativo sem a mínima necessidade só pelo fato dele estar disponível e com fácil acesso. Tente deixar em sua tela inicial apenas ferramentas como câmera, calendário, contatos, bloco de notas e outros que não chamem sua atenção e te façam gastar muito tempo.


5) Desative notificações. Nossa telinha acende e vibra o tempo todo pela chuva de notificações. A não ser que sejam muito importantes, desative essa opção em configurações > Notificações. Isso vai te ajudar bastante, pois seu smartphone vai parar te ficar te chamando o tempo todo.


6) Se você está muito viciado na telinha, existem alguns aplicativos que podem te ajudar a monitorar o tempo de uso, ou até mesmo bloquear alguns aplicativos. Se você tem um aparelho com sistema operacional Android, pode usar o Bem estar digital. Lá você encontra um gráfico com seu histórico de navegação para cada aplicativo e pode desativar notificações por tempo determinado. Existem ainda outros apps que podem te ajudar nisso. O Forest por exemplo (Android e IOS) funciona como um jogo em que você vai plantar árvores. Quanto mais tempo você ficar longe de apps e sites que te distraem, mais árvores você vai plantar. Além disso você também poderá ver todo seu histórico e checar onde passa mais tempo ligado. Uma coisa legal do Forest é que no modo pago você pode converter suas árvores em mudas de verdade, e assim ajudar o planeta.


7) Por último, mas não menos importante, foque em outras atividades e hobbies. Ao invés de ficar rolando a tela nas redes sociais tente encontrar uma atividade que lhe dê prazer como ler um bom livro, brincar com as crianças, tocar um instrumento, cozinhar....seja criativo e carpe diem.


No palco da vida você é o protagonista da história, não deixe que seu smartphone roube sua cena. Deus nos fez semelhantes a Ele, por isso nós temos a capacidade de escolha, o que você vai escolher?


 

Referências

1http://www.ufla.br/dcom/2018/05/08/leitura-e-uso-de-smartphone-durante-alimentacao-aumentam-o-consumo-de-calorias-em-ate-20-aponta-estudo-da-ufla/

2https://www.forbes.com.br/colunas/2017/04/bill-gates-alerta-os-pais-celulares-so-depois-dos-14-anos/

3https://wearesocial-net.s3.amazonaws.com/uk/wp-content/uploads/sites/2/2020/01/10-Social-Media-Daily-Time-%E2%80%93-DataReportal-Digital-2020-Global-Digital-Overview-Slide-92.png

4Eclesiastes 3:1

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo